Logo

Futuro da agropecuária responsável e comércio sino-brasileiro são temas de debates em Brasília

18/09/2025

Realizado pelo Imaflora, os eventos receberão os nomes de Diálogos Boi na Linha e Comércio Sino-brasileiro de Carne Bovina: perspectivas para a sustentabilidade e valorização da cadeia. 

 

Nos dias 21 e 22 de outubro de 2025, serão realizadas em Brasília duas discussões sobre o futuro da agropecuária responsável no Brasil. Em pleno coração político do país, o Imaflora promove dois encontros que colocam em pauta desde as relações comerciais internacionais da pecuária até os desafios da rastreabilidade e da transparência nas cadeias de valor da carne bovina e da soja.

 

Os eventos são gratuitos, abertos ao público e acontecem no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Para debater o comércio internacional, estarão presentes nomes como Pedro Neto, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); e Xing Yanling, presidente da Tianjin Meet Association. Já o encontro sobre o futuro da agropecuária contará com a presença de Carlos Augustin, Assessor Especial do Ministro (MAPA); João Adrien, Head ESG Agro (Itaú BBA); e Ana Doralina, presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Responsável (MBPS).

 

‘Comércio sino-brasileiro de carne bovina’ amplia perspectivas de negócio e sustentabilidade da pecuária brasileira

 

A China, que em 2024 comprou US$ 5,9 bilhões da carne bovina brasileira - quase metade de todas as exportações do setor -, é hoje o principal destino internacional da pecuária nacional. Esse peso econômico vem acompanhado de uma nova exigência: garantir sustentabilidade, legalidade e rastreabilidade na produção.

 

O seminário “Comércio Sino-Brasileiro de Carne Bovina: Perspectivas para a Sustentabilidade e Valorização da Cadeia” irá reunir autoridades governamentais, diplomatas, lideranças do setor privado e especialistas internacionais para discutir como políticas públicas e acordos bilaterais podem transformar a demanda chinesa em oportunidade estratégica para o Brasil. O encontro acontecerá em 21 de outubro, das 8h30 às 14h.

 

“A China é um parceiro comercial indispensável para o Brasil, e essa relação nos oferece uma oportunidade única de alinhar interesses econômicos com avanços na agenda socioambiental. Neste seminário, queremos construir pontes entre os setores público e privado para desenhar políticas que valorizem a nossa pecuária sustentável e atendam às exigências de um mercado consumidor cada vez mais consciente”, destaca Marina Guyot, gerente de Políticas Públicas do Imaflora.

 

Diálogos Boi na Linha fomentam troca de ideias e estratégias para a pecuária sustentável

 

No dia seguinte, 22 de outubro, será a vez da 3ª edição dos Diálogos Boi na Linha, iniciativa consolidada do programa homônimo do Imaflora. O encontro será um espaço de compartilhamento de soluções e boas práticas voltadas à cadeia produtiva, reunindo produtores rurais, indústria, varejistas, organizações da sociedade civil e representantes do setor financeiro.

 

Desde 2023, os Diálogos Boi na Linha promovem trocas entre diferentes setores para fortalecer práticas que conciliam produção, legalidade e inclusão. Neste ano, além da carne, o evento amplia seu escopo e traz também a cadeia da soja para o debate, reforçando o papel do Brasil no cenário global às vésperas da COP30.

 

Entre os destaques da programação estão painéis sobre rastreabilidade, legalidade, reinserção de produtores no mercado formal, além do lançamento da Plataforma Boi na Linha.

 

“Os Diálogos Boi na Linha são um espaço consolidado para a troca de experiências e a construção coletiva de soluções. Nesta terceira edição, queremos aprofundar o debate sobre como a colaboração entre os elos da cadeia podem acelerar a transformação da agropecuária, garantindo que a carne e a soja brasileiras sejam produzidas de forma legal, transparente e responsável”, ressalta Lisandro Inakake, gerente de projetos do Programa Boi na Linha.

 

Duas agendas, um mesmo propósito

 

A realização dos dois encontros em Brasília é a manifestação da multiplicidade da atuação do Imaflora: de um lado, influenciando políticas públicas e acordos internacionais; de outro, oferecendo soluções concretas para os atores da cadeia produtiva.

 

Seja por meio de debates sobre o papel estratégico da China como parceira comercial, seja pela promoção da transparência, rastreabilidade e sustentabilidade nas cadeias de valor da pecuária e da soja, as iniciativas reforçam a missão de construir caminhos para uma produção que una competitividade, compromissos socioambientais, legalidade e respeitos aos direitos humanos.

 

Serviço

 

Comércio Sino-Brasileiro de Carne Bovina

 

Data: 21 de outubro de 2025
Local: CICB – Brasília
Horário: 8h30 às 14h
Inscrições: https://forms.office.com/r/MxCFLJre37 

 

3ª edição do Diálogos Boi na Linha

 

Data: 22 de outubro de 2025
Local: CICB – Brasília
Horário: 8h30 às 18h
Inscrições: https://forms.office.com/r/HrwZm7K0rp 

Newsletter

Não perca nenhuma novidade ou oportunidade! Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail atualizações sobre nossos projetos, eventos, cursos, publicações e notícias do setor.


Contato

Sede

Escritórios

    © Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por MarkCom.