Notícias - Novas Unidades Demonstrativas de Produção de Cacau são inauguradas no Pará - Imaflora

COMPARTILHE

Novas Unidades Demonstrativas de Produção de Cacau são inauguradas no Pará

28/06/2024

Autor(a): Imaflora

A equipe do Imaflora visitou nesse mês de junho áreas referentes ao Projeto Cacau 2030 e participou de eventos do setor cacaueiro no Pará. O coordenador de projetos e serviços do Imaflora e Coordenador do Projeto Cacau 2030, João Eduardo Avila, e o consultor Marco Bonamico participaram de diversas atividades relacionadas à cacauicultura no estado, entre elas a oficina de lançamento do Programa Inova Cacau 2030, o 3º Simpósio de Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro e do Chocolat Festival Xingu, todos em Altamira (PA).

Em Marabá (PA), estiveram na Unidade Demonstrativa Produção de Cacau (UDP) em sistema agroflorestal (SAF) do projeto Cacau 2030, no Sítio Santa Clara, de propriedade de Rubens Miranda, no assentamento Escada Alta. Em breve será instalado um poço artesiano e painéis solares para alimentar o sistema de irrigação na unidade, custeado pelo projeto Cacau 2030, aptos a atender a unidade demonstrativa que possui 1,5 hectare.

Essa unidade conta com o apoio dos seguintes parceiros: Ideflor-Bio, que forneceu as mudas de cacau híbridos da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira); da Secretaria Municipal de Agricultura, que auxiliou com o equipamento de irrigação e adubos; e do Sebrae, que elaborou o projeto técnico de irrigação; além do Cocoa Action Brasil e Fundo Vale, como instituições financiadoras.

Outra UDP foi entregue pelo projeto no estado do Pará, no município de Uruará, na chácara Sumaúma, de Gilmar Souza. Na propriedade há 2 hectares mantidos pelo projeto Cacau 2030 com irrigação e adubação, um deles consorciado com açaí e cumaru, e outro em plantio solteiro a pleno sol, o que gera expectativas de comparações entre as áreas.

Segundo Avila, as unidades demonstrativas de produção de cacau são uma ferramenta metodológica interessante para a difusão do conhecimento de técnicas relevantes para cada território. “Esses ambientes estão aptos a receber produtores e técnicos para que contribuam com o desenvolvimento sustentável da cacauicultura na região.”

Equipe do Imaflora acompanhou a área e eventos do setor cacaueiro na região