Dos dias 30 de novembro a 12 de dezembro, acontecerá em Dubai, a 28ª edição da COP (Conferência das Partes) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).
O Imaflora estará lá, acompanhando as agendas florestais e agropecuárias com o objetivo de reforçar ações em prol de uma agricultura de baixo carbono e da conservação das florestas.
Mas afinal o que é a COP?
A COP é um evento anual promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne diplomatas, governos, cientistas e membros da sociedade civil para debater sobre os impactos das mudanças climáticas e definir metas e acordos, nacionais e/ou globais, para solucionar os maiores desafios ambientais do mundo.
A primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, três anos depois da Convenção-Quadro ser criada na ECO 92, no Rio de Janeiro. A Conferência reúne representantes de 197 países e mais de 200 líderes internacionais, e hoje possui um papel tão ou mais relevante que a Assembleia Geral da Nações Unidas, que ocorre anualmente em Nova Iorque.
Qual é a importância da COP?
A Conferência é uma forma de assegurar que os países-membros firmem compromissos com a agenda ambiental ano após ano – determinando ambições e responsabilidades aos países. A mitigação das mudanças climáticas depende de colaboração global, nenhum país ou setor pode resolver esta crise sozinho. Alguns marcos importantes que foram firmados na COP: o Acordo de Paris, a meta de desmatamento zero até 2030 e a criação do mercado global de carbono, por exemplo.
Na COP28, os principais temas previstos para serem endereçados são:
Global Stocktake (GST) - é um balanço global elaborado pela ONU para acompanhar e avaliar a implementação das metas do Acordo de Paris no longo prazo;
Aceleração para uma transição energética;
Objetivo Global de Adaptação;
Operacionalização do fundo de Perdas e Danos (L&D);
Financiamento climático.
O presidente Lula e sua comitiva (16 membros do governo) devem chegar a Dubai na sexta feira (01.12) e, segundo notícias veiculadas na imprensa, o governo brasileiro deve reforçar as seguintes metas durante a Conferência:
Neutralidade climática até 2050;
Desmatamento zero até 2030;
Lançamento do Plano de Transformação Ecológica;
Lançamento de uma proposta de programa global para financiamento de conservação de florestas.
O Imaflora na COP28:
Por ser uma organização que atua nas cadeias florestais, agropecuárias, da sociobiodiversidade e na agenda climática, o foco do Imaflora na COP28 será acompanhar essas agendas com o objetivo de reforçar ações em prol de uma agricultura de baixo carbono e conservação das florestas.
Para isso, o Imaflora estará representado por Isabel Garcia Drigo, Renata Potenza, Marina Guyot e Leonardo Sobral, que devem acompanhar e atuar nas seguintes frentes:
Sistema Integrado Nacional de Controle Socioambiental da Origem Agropecuária (SINCOA): reforçar a importância de um sistema nacional de rastreabilidade para que haja um impacto efetivo na transparência e na responsabilidade socioambiental da cadeia da carne no Brasil.
Grupo Sharm El-Sheikh (Ex-Koronivia): nomeado como “Sharm el Sheikh joint work on implementation of climate action on agriculture and food security”, é o único grupo setorial dentro da UNFCCC. O Imaflora pretende fortalecer a relevância da existência do grupo, definindo ações de implementação e um plano de trabalho.
Cadeias Florestais: o Imaflora estará acompanhando os principais temas relacionados às cadeias florestais, dentre eles: concessões florestais, restauração, manejo florestal, combate ao desmatamento e mercado de carbono.
Além disso, o Imaflora participa dos seguintes side events:
01/12 - 13h30 (Dubai): Caminhos para pecuária regenerativa e rastreável
Local: Pavilhão Brasil
Organização: Imaflora, Pnuma, Coalizão Brasil, OCF
Apoio: Abiec, Proforest, TFA, WWF, NWF, MBPS, Amigos da Terra
Mediação: Renata Potenza
O painel será transmitido ao vivo por meio do Youtube do MMA
5/12 - 17h15 (Dubai): Modelos de negócio para escalar a proteção e restauração florestal
Local: Espaço da CNI, Blue Zone
Participação: Leonardo Sobral
8/12 - 9h30 (Dubai): Saúde do solo: o forte elo do desenvolvimento sustentável
Local: Pavilhão Francês
Participação: Isabel Garcia Drigo
8/12 - 12h15 (Dubai): Armazenamento de carbono em solos agrícolas e florestais no exterior
Local: Pavilhão Francofonia
Participação: Isabel Garcia Drigo
8/12 - 15h (Dubai): Emissões brasileiras: a caminho da COP30?
Local: Side event oficial da UNFCCC
Organização: Imaflora, Imazon, IPAM, Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica
Participação: Isabel Garcia Drigo
11/12 - 16h45 (Dubai): Acelerando a Implementação da Rastreabilidade na Pecuária: Estratégias Colaborativas para Cadeias Sustentáveis
Local: Pavilhão do Consórcio dos Governadores da Amazônia
Organização: JBS
Participação: Marina Guyot