E o prêmio vai para o planeta
11/08/2015
O vencedor e o segundo colocado do Prêmio Fazenda Sustentável da revista Globo Rural são empreendimentos com a certificação Rainforest Alliance Certified™, auditadas pelo IMAFLORA: a Fazenda Daterra, localizada em Patrocínio, Minas Gerais, a pioneira nessa certificação no Brasil, foi a primeira colocada e a fazenda Água Limpa, em São João do Munhuaçu, também em Minas Gerais, veio em seguida. As duas são produtoras de café de altíssima qualidade. As duas exportadoras do produto para o Japão e mercados europeus. As duas com um atendimento personalizadíssimo a seus compradores, que podem escolher a variedade e as árvores de onde sairão os grãos das bebidas.
Mas esse é só o topo do iceberg, a parte do trabalho que é visível a “olho nu”. Por trás desses resultados estão anos e anos de muitos investimentos, testes e adequações que, ao longo do tempo, contribuíram para que a mercadoria das duas fazendas ganhasse atributos cada vez mais valorizados: a conformidade com padrões sociais e ambientais, reconhecidos internacionalmente e com consequentes ganhos financeiros.
Por meio da certificação Rainforest Alliance Certified™ e da auditoria independente, a Daterra e a Água Limpa (Fazendas Dutra) asseguram ao mercado que estão entregando um produto que mais do que não desmatar, recuperou áreas de florestas, cuidou dos cursos d`água e das nascentes, da integridade do solo, reduziu o consumo de água e a reutilizou em seus processos, tratam os resíduos, separam o lixo, buscam formas de reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, cumprem as normas de saúde e segurança do trabalho, asseguram os direitos e boas condições a seus trabalhadores, proporcionam melhorias sociais a comunidade na qual estão inseridos.
Para Eduardo Trevisan Gonçalves, secretário executivo adjunto do IMAFLORA e gerente de Mercado e Assistência Técnica “O prêmio valoriza a persistência e o compromisso destes empreendedores e orgulha a equipe do IMAFLORA que a cada ano os acompanha na busca pela perfeição. Parabéns Daterra e Fazendas Dutra”.