Nos dias 15 e 16 de junho, dois encontros fortaleceram a parceria entre o Imaflora e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi-Acre), Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre) e representantes do programa SERVIR-Amazonia, possibilitando o avanço em projetos com aplicação de ciência de dados e geotecnologias. Os encontros ocorreram respectivamente no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), e na sede da CPI.
O SERVIR-Amazonia faz parte do SERVIR Global, uma iniciativa de desenvolvimento conjunto entre a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Desde 2005, SERVIR tem trabalhado em associação com vários países ao redor do mundo para promover o uso de informações fornecidas por satélites de observação da Terra e tecnologias geoespaciais.
Adeandro Mota, coordenador de Geotecnologia e Ciência de Dados do Imaflora, salientou a importância em reafirmar a parceria. “É um trabalho contínuo que já se faz presente por meio da oferta de cursos de capacitação em geotecnologia e ferramentas que apoiam diretamente as instituições na qualificação e entendimento dos fenômenos integrados ao escopo comum das entidades. Neste sentido, a troca de experiência entre as instituições parceiras propiciou a consolidação de expectativas quanto à aplicação efetiva dos seguintes projetos: Geopainéis Estradas Florestais Ilegais - MOCAF, Estações Meteorológicas e Serviços Ecossistêmicos", explica. Todos os projetos foram co-desenvolvidos no âmbito da NASA-AST/SERVIR-Amazônia, liderada por Steph Spera e David Salisbury.
---------------------------