No último dia 27, aconteceu a primeira reunião entre a equipe do Imaflora e o coletivo das Mulheres do Cacau do Espírito Santo para o início do projeto. O encontro foi no escritório local do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) no município de Colatina (ES) e contou com a presença das lideranças das quatro associações das Mulheres do Cacau, técnicos do Incaper e a equipe do Imaflora.
Segundo a engenheira agrônoma Bruna Venturin, consultora do Imaflora no estado, o projeto apoiará o grupo formado por cerca de 70 mulheres por meio de diagnósticos individuais e coletivos com o intuito de fomentar o crescimento das atividades do grupo de forma sustentável.
O projeto Cacau 2030, que se encerrou no ES no final de 2023, propiciou aos produtores rurais diversas atividades de capacitação como dias de campo, treinamentos, intercâmbios, unidades demonstrativas e obtenção de mudas de cacau subsidiadas. “Durante o andamento do Cacau 2030, o coletivo das mulheres se destacou. A participação, organização e demandas feitas pelas Mulheres do Cacau proporcionaram o apoio na continuidade dos trabalhos, agora por meio do Fundo Social do Imaflora”, enfatiza o coordenador do projeto, João Eduardo Avila.
Nesse primeiro ciclo de atividades, estimado para ocorrer até o final do ano, espera-se contribuir para a continuidade de ações para as Mulheres do Cacau e para o desenvolvimento do setor no ES.