O padrão de certificação para biocombustíveis formalmente reconhecido pela União Européia, o Roundtable of Sustainable Biofuels (RSB), acaba de reconhecer os padrões da Rede de Agricultura Sustentável como compatíveis com os seus.
Isso significa, na prática, que as fazendas certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável cumprem os requisitos necessários para a obtenção da certificação RSB, faltando apenas algumas adequações no que se refere à redução de gases de efeito estufa e segurança alimentar local.
“Esse reconhecimento dá maior abrangência ao sistema de certificação da Rede de Agricultura Sustentável e deve dar novo impulso ao mercado de biocombustíveis. Fazendas brasileiras, produtoras de cana, dendê ou soja, que já possuam a certificação da Rede de Agricultura Sustentável poderão ter acesso ao mercado europeu com maior facilidade”, explica Luís Fernando Guedes Pinto, gerente de certificação agrícola do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), único organismo no Brasil acreditado pela Rede de Agricultura Sustentável.
Padrão para biocombustíveis utilizado na União Européia reconhece certificação da Rede de Agricultura Sustentável
26/06/2012
Confira também
Processo de seleção: assistente administrativo de certificação florestal - vaga temporária
19/02/2018
Está aberta, até 30 de abril, a primeira rodada de consulta pública dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGI)
14/03/2013
Veto não garante proteção de floresta
19/06/2017
Urina do boi em pastos degradados potencializa o aquecimento global
05/02/2019