Pecuária Sustentável na Colombia
15/05/2014
A Fundación Natura Colombia e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola do Brasil (Imaflora), ambos sócios da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), unem forças para mostrar que a pecuária pode ser uma atividade sustentável.
No âmbito do projeto “Zonas de Deforestación Neta Cero”, a Fundación Natura Colombia e o Imaflora, ambos sócios da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), ofereceram em 15 de maio a conferencia virtual “Ganadería en Brasil: situación actual, iniciativas de buenas prácticas y certificación RAS”, dirigida aos produtores, técnicos, profissionais do setor agropecuário e público em geral interessado em conhecer experiências exitosas nesta área.
A conferência foi realizada em 15 de maio às 9:00 de Colômbia (04.00 GMT) e teve o apoio da Escuela de Ciencias Agrícolas Pecuarias y del Medio Ambiente de la Universidad Nacional Abierta y a Distancia de Colombia.
Os participantes conheceram com detalhe as iniciativas brasileiras impulsionadas pelo Imaflora para alcançar uma pecuária mais sustentável, como a certificação com as normas da RAS e seu impacto na redução do desmatamento na Amazônia.
O projeto “Zonas de Deforestación Neta Cero” da Fundación Natura, que é desenvolvido na região de Caquetá, trabalha para promover e implementar práticas de sustentabilidade nos sistemas pecuários, e a experiência do Brasil neste campo, compartilhada pelo Imaflora, fornecerá insumos importantes.
Este intercâmbio de experiências e conhecimento entre ambas as organizações é possível graças ao trabalho no âmbito da Rede de Agricultura Sustentável e busca criar mais capacidades na Colômbia, assim como promover a certificação RAS em uma atividade tão importante como a pecuária.
Atualmente existem mais de 40.000 hectares dedicado a pecuária certificados pelas Normas da RAS, a grande maioria desta área é no Brasil.
Além da conferência virtual, a partir de 19 de maio, Imaflora e NaturaCert irão realizar um curso de capacitação teórica e prática para auditores, produtores, capacitadores e técnicos colombianos sobre a norma de pecuária da RAS.
Este curso de “Formación de candidatos a auditores del Sistema RAS de Certificación: normas y políticas para ganadería”, será concluido em 22 de maio com uma auditoria conjunta em fazendas colombianas.
Para mais informações visite www.imaflora.org ou www.natura.org.co

Confira também
GTPS celebra 10 anos e discute o futuro da pecuária sustentável no Brasil
16/11/2017
Diretrizes necessárias para assistência técnica e difusão de tecnologia para agricultura de baixo carbono no Brasil
23/03/2017
Raio X de 19 conselhos de Piracicaba revela subrepresentação de minorias
22/11/2013

Financiamento agrícola para a redução das emissões na agropecuária brasileira responde por apenas 1,6% dos recursos totais
12/08/2015