Cadeias Produtivas Responsáveis
Atuamos no desenvolvimento de boas práticas de gestão e de produção no campo. Nossa experiência em rastreabilidade nos permite ajudar empresas, fundações, cooperativas, agricultores e comunidades a alcançar níveis mais elevados de sustentabilidade e qualidade.
Trabalhamos junto a cadeias produtivas do café, cacau, cana-de-açúcar, soja, pecuária, madeira, carvão e produtos florestais não madeireiros realizando:
Intervenções em cadeias de valor:
• Implantação e aperfeiçoamento de Sistemas de Rastreabilidade e Origem;
• Suporte a práticas de produção e compra responsáveis;
• Criação, acompanhamento e avaliação de indicadores e métricas de Impacto Socioambiental.
Serviços Técnicos:
• ATER Rural;
• Implantação e avaliação de SAF, restauração produtiva e agricultura regenerativa;
• Treinamento e capacitação de técnicos e produtores.
Consultoria estratégica:
• Assessoria em programas de impacto;
• Assessoria em gestão de cooperativas;
• Incubação de negócios sustentáveis e negócios de impacto;
• Diversidade e juventude rural.
Nesses 25 anos já ajudamos empresas como Nespresso, Coca-Cola Brasil e Raízen a implantar a desenvolver suas cadeias de valor, tornando-as mais sustentáveis e aptas a se candidatar para a certificação socioambiental para seus produtos.
• Nespresso - apoio à implementação do Programa AAA no Brasil, desde 2006, que inclui a capacitação de técnicos, aperfeiçoamento do sistema de rastreabilidade e consultoria estratégica para sua cadeia de valor.
• Coca-Cola Brasil - gestão do programa de rastreabilidade do guaraná no Amazonas (Olhos da Floresta). Implantação de áreas de SAFs e treinamento técnico.
• Cargill Cacau - Assistência técnica Rural (Programa Farmer Coaching). Implantação de restauração produtiva com Cacau e SAFs.
• Fundo Vale - apoio estratégico ao desenvolvimento da matriz de impactos da Meta Florestal.
• Cooperativas e associações de produtores - suporte ao sistema de monitoramento interno, educação rural, gênero e juventude, apoio à gestão administrativa.
Consulte-nos sobre nossas soluções para o desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis aqui.
Olhos da Floresta
Criado para incentivar a agricultura familiar e a cadeia produtiva do guaraná, o projeto trás oportunidades de inclusão social, geração de renda e uso racional dos recursos naturais para dezenas de famílias em Presidente Figueiredo (AM).
As ações do projeto, idealizado por nós junto a Coca-Cola, incluem apoio técnico aos agricultores familiares para adotar Sistemas Agroflorestais (SAFs), oficinas e workshops de estímulo a organização social, construção de referenciais técnicos para agricultura familiar, práticas de manejo agroecológico e conservação da biodiversidade, além da verificação do guaraná, com a comprovação da origem no Amazonas e a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, do plantio até o produto final.
Café e bioversidade
Começamos a trabalhar com o Projeto Café e Biodiversidade em 2006, impulsionados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) que buscava incentivar a ampliação das áreas de café certificado na América Latina e fortalecer o mercado em todo o mundo.
Desde então, realizamos o projeto de modo complementar a nossa certificação agrícola, divulgando os conceitos da certificação através de palestras, treinamentos, dias de campo e participações na criação de políticas públicas para o setor.
Além do Brasil, mais cinco países participam da iniciativa, buscando aumentar as suas áreas certificadas de café: Colômbia, Peru, El Salvador, Guatemala e Honduras.
Programa Nespresso
Somos responsáveis pela assistência técnica na cadeia de valor do café verde para mais de 2.500 fazendas que abastecem a Nespresso, no Brasil e no mundo. O Programa Nespresso é um projeto da Nestlé, que envolve o pagamento de prêmios a fornecedores pela adoção de práticas sustentáveis durante o manejo do café.
Nossa atuação consiste numa análise minuciosa de riscos socioambientais no campo, de todos os elos da cadeia de suprimentos. Com esse mapeamento é possível traçar planos de ação e desenvolver normas de sustentabilidade que melhorem a performance socioambiental dos produtos da Nespresso.
Nossa equipe realiza, também, o treinamento de técnicos agrônomos que acompanham e orientam os processos produtivos nas fazendas.
Programa ELO
Os padrões de sustentabilidade estão cada vez mais disseminados, entre os produtores de cana-de-açúcar, que recebem auxílio às suas práticas de plantio e produção por meio do Programa ELO, verificado por nós em parceria com a Fundação Solidaridad e desenvolvido pela Raízen.
O Programa ELO estabelece regras para a cadeira produtiva no campo e desenha incentivos para agricultores, agregando imparcialidade e induzindo a melhoria contínua nas práticas de produtores e gestores regionais da Raízen.
Timberflow
Historicamente, o setor florestal da Amazônia tem se desenvolvido em um ambiente de baixa governança, controle social e transparência. Este fato dificultou uma expansão mais significativa na adoção das boas práticas de manejo florestal na região e encorajou o crescimento da atividade madeireira informal e ilegal.
De um ponto de vista público, isso também desincentivou um planejamento mais eficiente no uso do recursos florestais da região e a geração de políticas de fomento que pudessem de fato promover a economia de base florestal em larga escala.
A plataforma Timberflow foi desenvolvida por nós, com o apoio da Fundação Good Energies, com o objetivo de facilitar a visualização dos fluxos relativos à cadeia de produção de madeira da Amazônia, com base nos dados dos sistemas oficiais de controle de produtos florestais (DOF/SINAFLOR, SISFLORA Mato Grosso e SISFLORA Pará).
A primeira versão foi desenvolvida e colocada para uso aberto em 2017, utilizando-se, principalmente, dos dados individualizados de empresas madeireiras no estado do Pará, a segunda versão da plataforma foi criada por meio de uma parceria entre nós e o ICMC / USP São Carlos.
Atualmente, a plataforma contempla a visualização de informações relativas ao transporte, processamento e comercialização de madeira no Brasil agregadas aos municípios produtores e consumidores, permitindo um melhor entendimento da dinâmica da cadeia florestal entre os períodos de 2008 e 2019.
Além disso, ela também conta com um repositório de publicações que trazem informação qualificada a respeito da evolução do mercado de madeira e de outros produtos florestais da Amazônia no período compreendido entre 1998 e 2018 e permite que seja feito o download dos dados exibidos em tela em arquivos de texto no formato CSV.
Trase
A Trase é uma plataforma global de informações independente que monitora dados da cadeia produtiva de commodities, focando inicialmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Indonésia. Entre os elementos monitorados, estão informações sobre produção, comércio e movimentação aduaneira sobre: soja, carne bovina e óleo de palma, podendo incorporar outras culturas no futuro.
A ferramenta foi desenvolvida para apoiar a tomada de decisões que fomentam uma economia livre de ações de desmatamento, dando transparência a fluxos comerciais e ajudando a identificar regiões de compra e riscos e a avaliar oportunidades de produção sustentável. A Trase oferece essas análises por meio de ferramentas de fácil visualização, com mapas e gráficos.
Fazemos parte do grupo de organizações que compõem a plataforma e analisamos dados sobre desmatamento e cumprimento do Código Florestal no Brasil, com informações geradas pelo Atlas da Agropecuária Brasileira.
Farms For The Future
Desenvolvido pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS), da qual somos presidentes do conselho, o programa busca auxiliar produtores agropecuários no cumprimento de metas de sustentabilidade, gerenciando dados de cadeias de abastecimento e monitorando o impacto desejado. O objetivo é dar transparência a essas informações e garantir a implementação de boas práticas no campo. No Brasil, a execução do programa é feita por nós.
O programa ajuda as empresas a gerenciar suas cadeias de abastecimento e estimula os produtores a seguir um caminho de melhoria contínua. Também permite que as empresas comuniquem suas ações de responsabilidade ambiental ao mercado, oportunizando novos negócios e potencializando os já existentes.
Quem pode participar:
Fazendas e grupos de empreendimentos podem participar do programa. A iniciativa possui uma estrutura que se ajusta a diferentes condições e níveis de complexidade das operações agrícolas e pecuárias, que visa atender as prioridades de cada cultura, região e cadeia de valor.
O Farms For The Future oferece:
• Gerenciamento de riscos;
• Cumprimento de compromissos de sustentabilidade;
• Melhoria de desempenho;
• Declarações sobre resultados e impactos;
• Mapeamento da cadeia de abastecimento.
Consulte-nos para ingressar no programa, aqui.