Comunidades e Áreas Protegidas
Queremos provocar transformações reais e significativas nas regiões onde atuamos. Para isso, buscamos práticas inovadoras de gestão e uso da terra, que aliem a conservação dos recursos da natureza, geração de renda e garantia dos direitos às populações locais e trabalhadores. Com isso, pretendemos fortalecer as comunidades que vivem na região e suas relações com os poderes públicos, empresas e entidades privadas.
A nossa intenção é criar modelos que possam ser replicados em outras regiões, multiplicando os benefícios: qualidade de vida, conservação e uso sustentável dos recursos florestais e agropecuários.
Florestas de Valor
Origens Brasil ®
O respeito ao modo de vida dos povos da floresta sempre orientou nossas políticas. Assim, colocamos muita energia na busca de ferramentas que valorizem e distingam a produção comunitária agroextrativista e que reconheça os valores que carregam: baixo impacto sobre os recursos naturais, conhecimentos tradicionais e conservação das florestas e territórios que habitam.
Foi dessa perspectiva que o Origens Brasil® foi idealizado e articulado em parceria com o Instituto Socioambiental – ISA , e com participação da sociedade civil, comunidades e empresas.
Trata-se de um sistema de garantia, que surgiu para dar mais transparência às cadeias de produtos da floresta, e ajudar os consumidores a identificar empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os povos indígenas e comunidades tradicionais e seus territórios.
Através de um selo (que é o próprio QR Code), o sistema funciona conectado a plataforma colaborativa, onde o consumidor conhece a origem dos produtos, as histórias dos povos e de seus territórios, estimulando relações comerciais mais éticas construídas a partir do diálogo, transparência e respeito à diversidade dos modos de vida tradicional.
Para saber mais sobre o Origens Brasil® e saber como você pode fazer parte desta iniciativa, acesse http://origensbrasil.org.br/
Caminhos da Floresta
O projeto “Caminhos da Floresta: Modelos de Negócios Comunitários Inovadores para a Amazônia” pesquisa arranjos econômicos na comercialização de produtos florestais como a castanha-do-Brasil, sementes, óleos, artesanatos, pequenas plantações de cacau, frutas, guaraná, legumes e alimentos em geral.
As comunidades extrativistas, que vivem em torno das áreas protegidas (Unidades de Conservação da Natureza, Terras Indígenas e Terras Quilombolas), geralmente vivem da extração e comercialização desses produtos. No entanto, muitas vezes, têm dificuldade em manter-se com a renda da coleta e da agricultura.
Assim, o projeto Caminhos da Floresta estuda diferentes arranjos bem sucedidos que permitem alavancar a comercialização de produtos das comunidades extrativistas mais vulneráveis e divulga as experiências positivas com outros grupos e suas organizações – cooperativas e associações - a fim de poder contribuir com o aumento da geração de renda e fortalecer as iniciativas de negócios locais. Confira os estudos desenvolvidos:
Caminhos da Floresta: Modelos de Negócios Comunitários Inovadores para a Amazônia
Diário De Bordo 2: Sistematização de 3 Modelos de Negócios
Diário De Bordo 3: Sistematização de Entrevistas Realizadas
Diário de Bordo 6: Sistematização de Pesquisa sobre Modelos de Marketing
Diário De Bordo 7: Conhecendo o Sistema Tributário Brasileiro
Para mais informações: [email protected]