Indicadores Imaflora para produção de mel
Inéditos no Brasil, os indicadores de manejo florestal de apiários para a produção de mel em florestas FSC® (Forest Stewardship Council®) do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) acabam de ser lançados no mercado nacional e têm como promessa contribuir para garantir a adoção de padrões socioambientais ao longo de toda a cadeia produtiva.
O processo de verificação traz diferentes benefícios relacionados à produção do mel, incluindo a segurança dos comunitários envolvidos, a conservação de florestas naturais, de espécies ameaçadas e do equilíbrio ecológico, a garantia da produção ao longo do tempo, entre outros aspectos relevantes. Desvinculados do selo FSC propriamente dito, os indicadores Imaflora para produção do mel são aplicáveis também à verificação de outros produtos afins em áreas de manejo florestal certificadas pelo FSC.
A elaboração desses indicadores é resultado de uma pesquisa que identificou somente dois padrões ativos de certificação FSC para mel em todo o mundo. Valendo-se de uma larga experiência - são mais de 25 anos atuando com certificação florestal e agrícola no Brasil -, o selo Imaflora para o caso brasileiro tem inspiração nos indicadores dos padrões já existentes, bem como em sugestões da equipe técnica Internacional do FSC e em outros indicadores específicos para produtos florestais não madeireiros adotados no passado para este tipo de verificação.
Para os produtores associados, há o benefício do uso da marca Imaflora, auxiliando na promoção dos produtos. Para as associações, organizações e empresas apoiadoras existe, além disso, a previsão de uso de uma declaração específica, no rótulo dos produtos ou em outras iniciativas publicitárias, que atesta os benefícios da verificação, das práticas ESG (sigla em Inglês para ações ligadas ao meio-ambiente e a aspectos sociais e de governança) adotadas e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas para os quais esta modalidade de verificação contribui, uma vez que leva em consideração práticas socioambientais da produção.
Com a adoção dos padrões Imaflora para o mel, os produtores das áreas de manejo florestal de apiários estarão contribuindo com o cumprimento de pelo menos sete dos 17 ODS estabelecidos pela agenda. São eles: 1 Erradicação da Pobreza; 2 Fome zero e agricultura sustentável; 8 Trabalho decente e crescimento econômico; 10 Redução das desigualdades; 12 Consumo e produção responsáveis; 15 Vida terrestre; 17 Parcerias e meios de implementação.
Vale ressaltar que a iniciativa surgiu a partir de uma demanda específica da Associação dos Apicultores do Planalto Serrano Catarinense de áreas florestais certificadas da Klabin S/A – Unidade Santa Catarina e tem como objetivo valorizar e aperfeiçoar o manejo da associação que conta com 18 produtores e tem uma produção anual de cerca de 103 toneladas de mel. No futuro, a associação certamente estará preparada para a certificação dos padrões FSC de manejo florestal em sua Versão 5.