Logo

Programa Olhos da Floresta realiza treinamentos de rastreabilidade da cadeia do guaraná no Amazonas

03/12/2024

Desde 2016, o Programa Olhos da Floresta, uma parceria entre o Imaflora e a Coca-Cola Brasil, apoia a cadeia do guaraná no Amazonas, sobretudo a agricultura familiar. Por meio de capacitações sobre boas práticas de manejo e produção do guaraná, a iniciativa oferece assistência técnica, diálogo e interação com as organizações parceiras (associações/cooperativas) em 19 municípios do Amazonas, além de investimento em tecnologias e infraestrutura, envolvendo mais de 100 comunidades e 350 produtores. O objetivo é fortalecer os agricultores familiares, bem como as associações e cooperativas, e favorecer uma produção responsável do guaraná.

 

Um dos múltiplos resultados do programa é o Sistema de Rastreabilidade, do qual os produtores são cadastrados, permitindo a garantia da origem 100% do guaraná proveniente do estado do Amazonas para a indústria Recofarma, planta de concentrados da Coca-Cola em Manaus.

 

Para além das atividades programadas, o programa também contribui com ações de mitigação da crise climática, uma vez que as comunidades se encontram em regiões extremamente afetadas pela seca e escassez de água potável.

 

Capacitações:
Os treinamentos de rastreabilidade da cadeia produtiva do guaraná do Amazonas são essenciais para a manutenção e a robustez do monitoramento da produção, uma vez que são realizados antes da temporada dos embarques das sementes, período em que é feito o acompanhamento para detectar a origem, produção, processamento, distribuição e todo o ciclo de movimentação de um produto em sua cadeia produtiva. Nesses treinamentos, são abordados os procedimentos utilizados para implantação da rastreabilidade (desde o cadastramento até os embarques da produção), e os mesmos ocorrem no mês de novembro e início de dezembro, período de pico da safra de guaraná. Nesta ocasião, também são ministradas capacitações relacionadas ao beneficiamento do guaraná para alguns municípios que precisam desses conhecimentos.

 

Em 2024, os treinamentos de rastreabilidade ocorreram em três municípios integrantes do programa: Manaus, Presidente Figueiredo, Urucará, que são atendidos pelas organizações Cooptarumã, GEO e Agrofrut, respectivamente. Ao todo, foram alcançados nestes treinamentos um total de 75 agricultores familiares, sendo 40 homens e 35 mulheres.

 

O treinamento em Urucará recebeu cerca de 44 produtores de São Sebastião do Uatumã, incluindo também alguns jovens das comunidades rurais e o Secretário de Produção e a Gerente da Unidade Local do IDAM de São Sebastião do Uatumã. Esse grupo de agricultores está em processo de transição de um sistema tradicional para um trabalho mais profissionalizado na produção do guaraná. Dessa forma, o intercâmbio permitiu que os agricultores da Comunidade Santana do Uatumã conhecessem as técnicas utilizadas pelos agricultores de Urucará, em que grande parte já possui certificação orgânica e tem maior facilidade para acessar mercados diferenciados, tanto nacionais como internacionais. A Comunidade Santana do Uatumã ainda recebeu uma despolpadeira, com o intuito de auxiliar no processo de beneficiamento desses agricultores e estimular a cadeia produtiva do guaraná na região.

 

A troca entre os dois grupos trouxe aprendizados. “Tínhamos o costume de adicionar água junto das sementes dentro do forno, mas percebemos aqui neste treinamento que isso aumenta o tempo de torra. Outra questão era que não sabíamos que tinha que separar os grãos menores dos maiores para colocar no forno, pois se misturar tudo, os grãos pequenos torram demais e os maiores não torram adequadamente”, conta David Rodrigues de França, um dos produtores de São Sebastião do Uatumã.

 

Para os demais produtores, os treinamentos tiveram o objetivo de reciclar os procedimentos envolvidos na rastreabilidade da cadeia do guaraná, incluindo atualização de documentos e dispositivos de segurança utilizados para a garantia da origem das sementes. Na Cooperativa Cooptarumã, em Manaus, além do treinamento de rastreabilidade, foi entregue uma balança para pesar os produtos coletados.

 

Os próximos passos serão as atividades de monitoramento da produção junto às associações e cooperativas parceiras do projeto, no intuito de assessorá-las nos processos de planejamento e execução dos embarques das sementes de Guaraná, para garantir que essas operações ocorram com eficácia.

Newsletter

Não perca nenhuma novidade ou oportunidade! Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail atualizações sobre nossos projetos, eventos, cursos, publicações e notícias do setor.


Sede

Estrada Chico Mendes, 185

Piracicaba - SP | Brasil

CEP 13426-420

Tour 360

Tour virtual pelo Imaflora

Escritórios

Av. Dom Eurico, 1526

São Félix do Xingu - PA | Brasil

CEP 68380-000

Travessa Tarcísio Garcia, S/N

Alter do Chão, Santarém - PA | Brasil

CEP 68109-000

    © Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por MarkCom.