Em celebração à chegada da primavera, o Dandô (Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques) e o Cacuí (Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora) anunciam uma noite dedicada à cultura regional em trajetórias artísticas e comunitárias. O evento é gratuito e acontecerá no dia 19 de setembro, das 18h às 22h30, na sede do Imaflora.
A noite contará com uma conversa entre Savana Fernandes, liderança piracicabana à frente de projetos sociais voltados à segurança alimentar, e Mayra Kristina, com seus mais de 20 anos de dedicação a serviços comunitários, além de protagonista na produção do Festival Curau - Culturas Regionais e Artes Urbanas Piracicaba. Juntas, elas compartilharão suas trajetórias no fortalecimento de laços comunitários, conectando experiências e histórias que refletem a diversidade e as vivências locais.
Seguindo a tradição do Dandô, a apresentação é conduzida pela artista anfitriã, Arilene Teodoro. Com uma proposta autoral versátil, navegando do sertanejo ao rap, Arilene compartilha canções que refletem desde suas raízes musicais profundas, com sons e memórias transmitidos por seu pai, até vivências transformadoras que incluem sua jornada de auto aceitação como mulher preta e enfrentamento do racismo.
Na sequência, o Movimento Dandô Piracicaba tem o prazer de receber como artistas visitantes o Duo Jeribá, de São João da Boa Vista (SP). Formado em 2018 por Rafael Alves e Carol Gallego, o duo convida o público a embarcar em uma viagem pela rica musicalidade brasileira. Apresentando canções autorais e releituras de ícones como Dorival Caymmi, Paulo César Pinheiro, Dori Caymmi, Badi Assad e o Clube da Esquina, eles exploram a diversidade de sonoridades do Brasil.
O evento, que marca o aniversário de um ano do Cacuí e o de 11 anos do Dandô, também contará com a exposição de produtos agroecológicos cultivados no Sítio São Benedito, além de empreendedores e artesãos da Quebrada Criativa, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e valorizar a produção regional. Haverá ainda a venda de bebidas e comidas.
A entrada é gratuita, com reserva prévia pelo Sympla. Um sistema de contribuição consciente estará disponível no local para apoiar as iniciativas culturais da comunidade de Piracicaba por meio da música, da arte e da vida de quem faz o território.
SERVIÇO
O que: Evento Cultural e Musical Cacuí e Movimento Dandô
Onde: Imaflora - Estrada Chico Mendes, 185 - Piracicaba
Quando: 19/09, às 18h. Início da mostra cultural: 19h30. Encerramento: 22h30
Ingresso: gratuito, retirada de ingresso pelo Sympla: https://bit.ly/primavera-cacui-dando
Contribuição consciente no local do evento.
BIOGRAFIAS
Duo Jeribá
Formado em 2018, o Duo Jeribá é composto pelos músicos Rafael Alves e Carol Gallego, que interpretam a musicalidade brasileira por meio de composições autorais e releituras de clássicos de ícones como Dorival Caymmi, Paulo César Pinheiro e Dori Caymmi. Através do violão de Rafael e da voz e percussão de Carol, a dupla promove o estudo e a valorização da música regional brasileira, celebrando a diversidade sonora do país.
Arilene Teodoro
Natural de Resende-RJ e residente em Piracicaba há seis anos, Arilene Teodoro é uma artista multifacetada e destacada na cena musical local. Desde jovem, desenvolveu sua carreira cantando em diferentes formações, incluindo um trio com seu pai e irmão. Atualmente, é integrante do influente quarteto 4MP, composto exclusivamente por mulheres, que se destaca no cenário do RAP, enfatizando a força e a voz feminina na música.
Savana Fernandes
É mãe solo, mulher negra, assistente social com 17 anos de experiência, dos quais 15 dedicados a políticas de assistência social em Piracicaba. Atua na gestão de serviços voltados para a população vulnerável e é membro ativa de conselhos municipais, focando em segurança alimentar e educação ambiental. Atualmente, lidera a Coordenadoria de Segurança Alimentar, promovendo ações que visam a dignidade e o bem-estar das famílias na comunidade.
Mayra Kristina
Servidora pública há 27 anos, atuando como educadora infantil, ela é Promotora Legal Popular desde 2016. Além disso, é uma das diretoras na Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba-SP. Também, é atriz, MC do grupo 4MP - 4 Mulheres Pretas a fazer Rap e Batuqueira de Umbigada. Como produtora cultural, atua junto ao Festival Curau e na Festa dos Batuques Paulistas, além de atuar como agente cultural independente do projeto Barranco Cultural. Participa dos coletivos Beleza Preta e Coisa Preta e foi palestrante em uma das edições do TEDx.