Logo

Comunidades da Calha Norte incorporam boas práticas agrícolas

29/07/2015







Muitas comunidades da Amazônia praticam a agricultura de corte e queima. Este modelo de agricultura é responsável por grande parte do desmatamento e pelas emissões de gases que intensificam o efeito estufa. Por isso, um dos objetivos do Florestas de Valor é incentivar os agricultores a reduzir o uso do fogo e o avanço da agricultura sobre a floresta.
Há cinco anos, o Imaflora desenvolve ações de sensibilização e de capacitação incentivando a adoção de práticas agrícolas que propiciem a conservação ambiental no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Paraíso, assentamento localizado no município de Alenquer (PA), Calha Norte do rio Amazonas.
Essa atuação ganhou ainda mais força a partir de 2014 com o Florestas de Valor, quando um grupo de agricultores participou de atividades de treinamento e de capacitação. Em seguida, com apoio dos técnicos do Imaflora, eles prepararam suas áreas e definiram as espécies preferidas para implantação de sistemas agroflorestais.
Nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) plantas de diferentes características são cultivadas juntas, simulando uma recuperação a floresta. Assim, diferentes espécies são introduzidas em uma mesma área, incluindo culturas de ciclo curto e culturas perenes, ou seja, árvores junto à roça.
Clique aqui para conferir essa e outras matérias do nosso 2° boletim do Florestas de Valor.