A Globo Rural vai anunciar na quinta-feira (25/9) as campeãs da nona edição do Prêmio Fazenda Sustentável, que todos os anos reconhece as propriedades rurais com as melhores práticas sociais, ambientais e econômicas do país. O evento de entrega dos troféus será em São Paulo, das 8h às 13h.
Neste ano, 114 propriedades, localizadas em seis diferentes biomas, concorreram ao Fazenda Sustentável, um recorde na história do prêmio. A edição 2025 recebeu inscrições de estabelecimentos de 20 estados. Minas Gerais, com 24 inscrições, foi a unidade da federação com o maior número de concorrentes. Depois, pela ordem, ficaram Mato Grosso do Sul e São Paulo, ambos com 22, Rio Grande do Sul (nove), Paraná (sete) e Mato Grosso (seis).
Especialistas do Rabobank e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) são responsáveis pela avaliação técnica das propriedades. A coleta de informações sobre as fazendas ocorre em três diferentes etapas, ao longo de três meses. Multas ambientais, ações trabalhistas, licenças de operação, situação no Cadastro Ambiental Rural (CAR), resultados financeiros, certificados, programas sociais direcionados a funcionários e comunidades do entorno e diversidade são alguns dos critérios que os técnicos avaliam.
![]() |
Neste ano, após a triagem, a relação de finalistas contou com 42 fazendas. A partir da análise de Rabobank e Imaflora, definiu-se a lista de 15 vencedoras, sendo cinco em cada categoria (pequenas, médias e grandes empresas). Os nomes das 15 seguiram para análise de uma banca julgadora formada por especialistas em sustentabilidade.
Ao fim do processo, a banca julgadora escolhe quais serão as três melhores colocadas em cada categoria. Neste ano, quatro mulheres integraram o júri: Kadigia Faccin, professora e pesquisadora da Fundação Dom Cabral (FDC), Bárbara Seixas, gerente sênior de Sustentabilidade da Unilever Brasil, Flavia Garcia Cid, produtora rural e vencedora do Fazenda Sustentável na categoria grande propriedade no ano passado, e Paula Curiacos, agricultora e vencedora na categoria pequena propriedade na edição 2024.
No evento de quinta-feira, a Globo Rural anunciará as cinco melhores fazendas em cada uma das três categorias. As três primeiras colocadas do prêmio receberão troféus, e a quarta e a quinta de cada categoria receberão certificados de reconhecimento de suas boas práticas.
Troféus e certificados
Os vencedores do Fazenda Sustentável ganham ampla visibilidade nos veículos que fazem parte do núcleo Globo Rural, do qual fazem parte os jornais Valor e O Globo e a Rádio CBN, além da revista Globo Rural, do site e das redes sociais do veículo.
Conheça as campeãs do Fazenda Sustentável 2024
- Fazenda campeã da sustentabilidade em 2024 produz plantas aromáticas e medicinais
- Programas ambientais são o 'cartão de visitas' de fazenda de cana vencedora em 2024
- Produtora campeã na última edição usa pedagogia para motivar e capacitar os colaboradores
- Fazenda em MG usa resíduos de suínos para fertilizar café e gerar energia
- Fazenda de café garante boas práticas seguindo os ensinamentos do patriarca da família
- Investimento em saúde do solo melhora equilíbrio ambiental e qualidade do café
- Fazenda aposta em 'sociedade com a natureza' para produzir café
- Fazenda integra criação de frango com produção de cana e cachaça
- Agrofloresta transforma o cultivo em fazenda de café em Minas Gerais
Uma edição especial da Globo Rural, com reportagens sobre as vencedoras do prêmio, circulará a partir do evento de premiação. O site e as redes sociais da Globo Rural também farão intensa divulgação do prêmio, com vídeos especiais e uma cobertura completa em diferentes formatos.
O evento de entrega do Fazenda Sustentável em vagas limitadas. Para participar, é preciso enviar e-mail para rsvpeventos@edglobo.com.br