O objetivo do dia de campo, idealizado em parceria entre Imaflora e General Mills, é mostrar uma fazenda “modelo”, em Campo Novo do Parecis (MT), aos produtores de milho pipoca que são fornecedores da empresa detentora da marca Yoki em relação a práticas de agricultura regenerativa e de baixo carbono. “Dessa forma, os agricultores que passam pelo treinamento ficam aptos a replicar esses manejos em suas propriedades”, explica Giulia Andrich, analista técnica do Imaflora.
Em relação às práticas agrícolas foi mostrado o uso de insumos biológicos e rotação de cultura, que melhoram a qualidade do solo e reduzem a emissão de gases de efeito estufa. “Esse projeto da General Mills, no geral, é focado em treinar esses produtores em agricultura regenerativa, assim como desenvolver uma guia de monitoramento das práticas e calcular o balanço de carbono das propriedades”, orienta Giulia.
Além dos cuidados com a produção de milho, o produtor que recebeu a visita demonstrou a importância da gestão de pessoas, do bem-estar dos funcionários e do impacto que gera na região com esse trabalho que desenvolve.