Klabin incentiva certificação florestal de pequenos produtores rurais
29/04/2014
A companhia auxilia o primeiro grupo de produtores da região Sul do país a buscar certificaçãoO sonho de comercializar com um selo internacional que comprova o manejo florestal responsável agora pode se tornar realidade para pequenos produtores rurais no interior do Paraná. A Klabin auxilia o Grupo de Produtores Florestais do Médio Rio Tibagi, localizado em Telêmaco Borba (PR), a conquistar a certificação florestal FSC® - Forest Stewardship Council®.
A companhia contribuiu para a elaboração do padrão nacional para florestas plantadas SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forests), sigla em inglês para manejo florestal em pequena escala e/ou de baixa intensidade, que ajuda os pequenos e médios produtores a obter a certificação e ter maior reconhecimento no mercado.
O Grupo de Produtores Florestais do Médio Rio Tibagi é composto por 41 proprietários e 74 propriedades rurais, contemplando cerca de 6.900 hectares de área total certificada, com 3600 hectares de efetivo plantio de eucaliptos e pínus.
As propriedades estão distribuídas em oito municípios - Telêmaco Borba, Tibagi, Imbaú, Reserva, Ortigueira, curiúva, Figueira e Ventania, do interior do Paraná. A certificação permitirá ao grupo comercializar madeira com maior valor agregado e com as melhores práticas de manejo.
“Auxiliar o desenvolvimento de pequenos produtores nas regiões onde atuamos é um trabalho que a Klabin tem orgulho de desenvolver. Ser uma das empresas responsáveis pelo auxílio à conquista da certificação FSC faz com que a companhia contribua para o desenvolvimento de um mercado de melhor valor agregado, ao mesmo tempo que tem participação ativa na melhoria da gestão da propriedade rural, com resultados ambientais e sociais significativos ”, afirma Ivone Namikawa, coordenadora de Sustentabilidade Florestal da Klabin.
Todos os integrantes do Grupo de Produtores Florestais do Médio Rio Tibagi recebem apoio da Klabin por meio do Programa Matas Legais, um amplo trabalho da companhia para auxiliar o produtor a se adequar e também a recuperar e conservar áreas de preservação permanente. Em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o programa é pioneiro no setor e está em vigor nos estados de Santa Catarina e Paraná.
O padrão de certificação SLIMF para florestas plantadas é o resultado de um trabalho que foi realizado por empresas do setor de papel e celulose, FSC Brasil, WWF Brasil e Universidade Federal de Viçosa. O seu principal objetivo foi desenvolver o padrão para implantar o manejo adequado para plantios de pinus e eucalipto, simplificando o processo para pequenos produtores, facilitando o acesso a certificação FSC e estimulando a abertura de novos mercados.
Fonte: FSC Brasil
Confira também
Caminhos para a Sustentabilidade na Pecuária - Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável
25/04/2013
Nova consulta pública do FSC® Brasil está aberta até novembro.
18/09/2018
Imaflora participa de cúpula da Global Forest Watch nos Estados Unidos
23/06/2019
Expocaccer apoia ações de educação ambiental no cerrado mineiro
17/08/2017