Representantes de empresas, poder público, instituições de ensino e pesquisa, povos indígenas e terceiro setor discutem nos dias 24 e 25 de outubro soluções conjuntas para paisagens sustentáveis
Piracicaba recebe Encontro Nacional 2023 do Diálogo Florestal
24/10/2023
O Imaflora foi o principal centro das discussões sobre as questões florestais no Brasil nos dias 24 e 25 de outubro. Representantes de diversas áreas se reuniram no Encontro Nacional 2023 do Diálogo Florestal.
Entre os debatedores estarão representantes de empresas do setor florestal, membros do poder público, do terceiro setor, povos indígenas, estudiosos, entre outros. O objetivo é a busca de soluções que atendam as mais diversas agendas, com respeito ao meio ambiente e foco na sustentabilidade.
“Entender as demandas de cada segmento e construir soluções adequadas, criando um ambiente de cooperação é o foco do evento. O debate com múltiplos atores, visa construir uma participação equitativa, diversa e influente em temas e territórios chaves para as questões florestais no Brasil”, diz Fernanda Rodrigues, coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal.
A importância do Diálogo
O trabalho do Diálogo Florestal se iniciou com uma primeira etapa voltada para a Mata Atlântica, a partir de 2005. A inspiração foi o The Forests Dialogue, iniciativa internacional baseada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Com os resultados, o Diálogo Florestal cresceu, foram criados fóruns regionais na Bahia, Paraná e Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e na Amazônia.
Hoje, com uma estrutura já consolidada, o DF coleciona resultados, como o Acordo da Rota das Barcaças na Bahia, o Decreto de Regulamentação da Silvicultura no Rio de Janeiro, a série de publicações, “Cadernos do Diálogo Florestal” e o trabalho para a construção de paisagens sustentáveis no contexto do Diálogo do Uso do Solo.
Além disso, a iniciativa conta com apoio de diversas empresas, como a CMPC, Cenibra, Klabin, Suzano e Veracel, entidades como a Conservação Internacional, IPÊ, BVRio, Amigos da Terra Amazônia Brasileira, Natureza Bela e o Instituto Itapoty, além de organizações como Embrapa Amazônia Oriental, Unifesp Campus Diadema e outras mais de 200 organizações espalhadas pelo país.
O futuro das florestas
O Encontro Nacional de Piracicaba é parte de um novo planejamento estratégico da entidade. O documento começa a ser implementado nos próximos meses, com foco em ações para alcances resultados estratégicos definidos para quatro anos.
De acordo com a coordenadora executiva nacional, Fernanda Rodrigues, o plano é ainda mais amplo. “Precisamos pensar em estratégias para alcançar a Visão de Futuro para 2030, Resultados Estratégicos para 2027 e Ações Estratégicas para alcance dos resultados. É através do diálogo que buscamos os resultados”.
O Encontro Nacional em Piracicaba
O primeiro dia do encontro teve uma sessão de apresentação dos resultados já alcançados pelo Diálogo Florestal, bem como um espaço dedicado ao diálogo aberto com representantes dos Fóruns Florestais para discussão sobre os principais resultados, engajamento e diversificação da participação. Na sessão “Diálogo de Saberes”, Hudson Anauá compartilhou sua perspectiva sobre sistemas inovadores de produção.
O segundo dia do evento concentrou esforços na definição de ações a serem implementadas nos próximos quatro anos, visando alcançar os resultados estratégicos previamente estabelecidos.
Participaram do Encontro membros dos Fóruns Florestais regionais do Diálogo Florestal de todos os segmentos.
Confira também
Como estamos a 17 anos da criação da Lei de Gestão de Florestas Públicas?
01/03/2023
Imaflora lança plataforma de mensuração de carbono em projetos de restauração florestal, o Carbon On Track Restauração
27/04/2023
Exploração madeireira em Rondônia teve redução e área não autorizada está concentrada em apenas 5 municípios
28/09/2022
Projeto inicia plantio para restauração florestal na Mata Atlântica
23/04/2023