Entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília, o Imaflora participará da Global Conference on Climate Smart Agriculture (CSA), evento internacional que antecede a COP 30 e reúne pesquisadores, governos e organizações do mundo todo para discutir agricultura inteligente para o clima. A conferência será uma oportunidade estratégica para apresentar experiências brasileiras, debater soluções de mitigação e adaptação e fortalecer a agenda de transição sustentável no setor agropecuário.
Durante o evento, o Imaflora apresentará três estudos e tema de destaque. O especialista em emissões de GEE pelo setor Agropecuário na Iniciativa de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora, Gabriel Quintana, participará do painel “Solutions for Methane Mitigation in Brazilian Agriculture: Estimates and Pathways until 2035”. O estudo, que será apresentado no dia 5/11, a partir das 14:30 utiliza dados do SEEG NDC/Metano para projetar o potencial do setor agropecuário na redução de emissões de metano até 2035, apontando soluções como melhoramento genético, manejo da dieta, práticas agrícolas em arroz irrigado e eliminação da queima de resíduos.
O gerente de Ciências do Clima e de Inteligência de Dados e Territorial do Imaflora, Paulo Camuri abordará a importância da Taxonomia Sustentável Brasileira para acelerar a jornada de sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro e atrair financiamento, no painel “Brazilian Sustainable Taxonomy for the Agricultural and Forestry Sector: Proposal of Indicators and Guidelines for the Climate Transition”, que será realizado no dia 6/11, a partir das 11:30.
O terceiro trabalho será apresentado em formato de pôster por Quintana em parceria com a Climate and Clean Air Coalition (CCAC). Intitulado “Estratégias para Redução do Metano na Pecuária Brasileira: Lições e Desafios para a Implementação de Tecnologias de Baixa Emissão”, o estudo traz um panorama das tecnologias de mitigação do metano na pecuária, seus desafios de escala e as estratégias nacionais para monitoramento, reporte e capacitação de produtores, conciliando produtividade, clima e transição justa no campo.
A participação do Imaflora reforça a posição do Brasil como protagonista na construção de soluções climáticas para o setor agropecuário. A conferência é aberta a interessados, permitindo que pesquisadores e profissionais acompanhem apresentações, debates e discussões sobre financiamento, adaptação e transição sustentável dos sistemas agroalimentares.
Mais informações sobre o evento e inscrições no site da conferência: https://globalcsaconference.com/abstracts/.




