BRAZIL MATTERS! (O BRASIL IMPORTA!)
CONGRESSO MUNDIAL DE CONSERVAÇÃO DA UICN 2021 – UICN CMC 2021
COMITÊ BRASILEIRO (CBR) DA UICN CONVOCA PARA AÇÃO
O presente documento define o escopo das ações coordenadas a serem promovidas e apoiadas pelo Comitê Brasileiro de Membros da UICN durante o CMC 2021 da UICN, além da agenda formal do fórum, da assembleia e da UICN. Além disso, o CMC é uma oportunidade importante para fortalecer nosso Comitê e engajar os membros brasileiros da UICN e pontos focais das comissões em iniciativas globais estratégicas durante e após o Congresso.
Considerando que o Brasil é um país de magnitude territorial e desempenha um importante papel como guardião do maior índice de biodiversidade e da riqueza sociocultural expressa nos modos de vida e conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e comunidades tradicionais do continente, o Comitê Brasileiro solicita que o próximo presidente eleito e os representantes das comissões tenham um olhar especial para o Brasil a fim de ajudar o país a alcançar os melhores resultados no que diz respeito à proteção e conservação da biodiversidade e de seus recursos naturais.
MENSAGENS-CHAVE:
1. A pressão e o apoio internacional são fundamentais para promoção do uso de evidências cientificamente sólidas para combater a desinformação, de forma coordenada com medidas para aumentar a pressão contra os retrocessos na conservação da natureza, direitos humanos e acesso equitativo aos recursos naturais em todo o mundo. As instituições brasileiras são responsáveis, confiáveis e resilientes e trabalham diariamente para impedir as tentativas do novo governo do Brasil de desmontar a estrutura institucional relacionada ao meio ambiente no país. No entanto, a ciência e a natureza estão em risco.
2. Os membros brasileiros da UICN precisam de apoio da rede mais do que nunca. A América do Sul está atualmente na linha de frente da conservação da natureza. A ausência da presença institucional da UICN e o vazio deixado pela desconstrução do seu secretariado no país e na região estão prejudicando a capacidade dos membros de resistir e defender o que foi conquistado na agenda ambiental na última década.
3. As prioridades da UICN e os investimentos devem ser impulsionados pelo impacto potencial do programa e pelas necessidades urgentes de ação. A ausência de um contexto político favorável para o conjunto de membros brasileiros ou a falta de capacidade para exercer pressão política deve reforçar o apoio internacional a uma das mais importantes fronteiras globais da conservação
PRINCIPAIS INTERVENÇÕES para os membros brasileiros da UICN e seus parceiros, e mais importante, para potenciais parceiros globais que acreditam no potencial do Brasil para a conservação da natureza e da biodiversidade:
1. Lançamento de um Manifesto Brasileiro para chamar a atenção da UICN, mobilizando e engajando membros de outras regiões para atuar.
2. Promover o Evento Brasileiro CMC 2021 – “Saving Brazilian Nature” (Salvando a Natureza Brasileira).
3. People and Nature: Balance of Live (Pessoas e Natureza: Equilíbrio da Vida) - Campanha de comunicação sobre o valor dos povos indígenas e comunidades locais, e seus modos de vida, em áreas naturais e urbanas, para manter o equilíbrio da vida.
4. Biodiversidade Brasileira: Campanha de comunicação promovendo a fauna e a flora brasileiras e seu valor para o planeta. Intensificar informações relacionadas à Crise Climática e perda de Biodiversidade.
5. Sistemas de água doce brasileiros: Campanha de comunicação (ou manifesto) chamando a atenção para a situação crítica de muitos rios e outros corpos d'água brasileiros. Poluição, assoreamento, desenvolvimento urbano, espécies invasoras, pesca predatória, etc.
6. Ações Brasileiras de Restauração: Campanha para divulgar as conquistas para recuperar a natureza e a perda de biodiversidade.
RESULTADOS ESPERADOS:
1. Um compromisso formal do secretariado da UICN para ampliar a presença da UICN no país.
2. Captação de recursos para campanhas de comunicação que valorizam a diversidade do país, incluindo sua riqueza biológica, social e cultural e seus esforços para protegê-la e restaurá-la. Além disso, tal projeto permitiria o engajamento da CBR-UICN.
3. Fortalecer o Comitê Nacional Brasileiro da UICN, criando impulso para um comitê presente e ativo no quadriênio seguinte.
O Comitê Brasileiro da UICN e seus membros valorizam o trabalho em rede e colaborativo. Estamos disponíveis para promover o diálogo e o trabalho colaborativo para alcançar os melhores resultados em termos de conservação da natureza e da biodiversidade.
Para propor ações complementares e / ou disponibilizar recursos para intervenções locais, entre em contato com o Comitê Nacional Brasileiro.