Ana Toni, presidente da COP 30 recebeu, na quinta-feira (18/9), em Brasília, o documento elaborado durante o 4º Fórum Futuro do Agro, iniciativa da Globo Rural em parceria com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), que ocorreu em junho deste ano, em São Paulo.
O Fórum foi um marco importante porque reuniu diferentes vozes — do agronegócio, da academia, do setor financeiro, de organizações públicas e da sociedade civil — em torno de um propósito comum: mostrar que o futuro do agro não é apenas sobre produtividade, mas sobre responsabilidade, ciência, tecnologia e visão de longo prazo. Em cada painel do Fórum, o público presente respondeu a diversas perguntas abertas relacionadas às expectativas do setor com a Conferência, os benefícios que a COP pode dar ao agro brasileiro, além de sugestões de propostas para inclusão das pequenas propriedades na agenda verde global e de posicionamento do setor. As respostas consolidadas, com os pontos convergentes e divergentes discutidos durante o evento, também fazem parte do material entregue à presidência da COP. Conheça a integra desse manifesto, aqui.
![]() |
Da esquerda para a direita, na imagem: Cassiano Ribeiro (Globo Rural), Ana Toni (COP30) e Claudia Costa (Imaflora) - Foto: Globo Rural