No dia 18 de julho, aconteceu na sede do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o encontro presencial do Grupo de Legalidade Florestal. Este grupo, formado desde 2019, é composto por organizações da sociedade civil que se dedicam a projetos relacionados a apoiar a legalidade florestal na Amazônia, destacando as questões de transparência e abertura de dados dos sistemas oficiais de controle florestal, monitoramento e rastreabilidade da produção madeireira, fomento ao manejo florestal e apoio aos mercados responsáveis.
O grupo é formado por 14 organizações da sociedade civil, e o encontro, que reuniu 6 representantes destas organizações, foi direcionado a fortalecer as sinergias existentes no grupo e o nivelamento das ações voltadas a mitigar o problema da exploração ilegal dos recursos florestais na Amazônia brasileira.
Na ocasião, os participantes ressaltaram a importância de ter uma posição unificada e transparente a respeito de questões relevantes que possam dar suporte à criação de uma agenda positiva de fomento à produção responsável de madeira e de promoção da legalidade florestal. Segundo Marco Lentini, coordenador de projetos do Imaflora, “as organizações formadoras deste grupo podem ter um papel de protagonismo no diálogo com o setor produtivo e com os diferentes atores envolvidos com o tema, trazendo coesão ao redor de uma nova estratégia de promoção da legalidade florestal”.
Veja como foi o encontro, aqui.
Priscila Santos Boschini
Comunicação
Iniciativa de Legalidade Florestal
Siga a página da Iniciativa no Linkedin.