Ministro Carlos Fávaro participa da cerimônia de abertura
O Imaflora é um dos convidados para o evento Solutions for Sustainable Food Systems in Brazil (Soluções para Sistemas Alimentares Sustentáveis no Brasil), realizado pelo Wilson’s Center Brazil Institute, em parceria com a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes). O evento acontece hoje, 9 de maio, em Washington D.C., nos Estados Unidos.
Lisandro Inakake, engenheiro agrônomo e coordenador sênior do programa Boi na Linha, representará o Imaflora nesse importante debate. Ele destaca que é a primeira vez que o Instituto é convidado para uma conferência como essa. “O programa discutirá o papel da sociedade civil nessa agenda e é uma grande oportunidade de apresentar como o Imaflora e o Boi na Linha vêm atuando contra o desmatamento e na mitigação de danos socioambientais”.
Organizado na programação paralela ao AIM for Climate Summit (Missão de Inovação Agrícola para o Clima), o encontro reúne líderes dos setores público e privado, parlamentares do Congresso Americano e organizações sociais. O objetivo é facilitar o diálogo sobre desafios e oportunidades na construção de sistemas alimentares sustentáveis no Brasil e identificar soluções inovadoras que já existem ou que possam ser implementadas na agropecuária do país.
A abertura contará com Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Bruna Santos, diretora do Wilson’s Center Brazil Institute; e Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.
No painel de debates, líderes da agropecuária que criam, implementam e divulgam as melhores práticas de produção sustentável e que mitigam a crise climática, discutirão formas de replicar esses modelos em outros países.
O programa abordará tópicos como:
Agricultura inteligente em relação a cadeias de suprimentos sustentáveis;
Inovações tecnológicas na produção, processamento e distribuição de alimentos;
Parcerias público-privadas para promover sistemas alimentares sustentáveis.
A ideia é que os participantes aproveitem a oportunidade também para promover novas parcerias e ambientes de colaboração, para que juntos contribuam para a formação de políticas e práticas no sentido de garantir a agropecuária mais produtiva e sustentável.
Imaflora e Boi na Linha: agropecuária brasileira está na mesa
Durante sua fala, Lisandro apresentará o Imaflora e o Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia.
“Vou explicar um pouco sobre o monitoramento unificado e harmonizado, além de critérios para impedir sobreposição e desmatamento que já vêm sendo adotados por empresas que assumiram os compromissos propostos pelo Boi na Linha”, afirma.
O coordenador contará ainda como diferentes atores da sociedade contribuem para os objetivos do programa, mostrará conceitos e ferramentas utilizados no Brasil para o cumprimento de requisitos legais, como TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) da Pecuária, CAR (Cadastro Ambiental Rural), LAR (Licença Ambiental de Regularização) e GTA (Guia de Trânsito Animal), e demonstrará critérios adicionais relacionados ao desmatamento zero que já vêm sendo adotados por algumas empresas.
Para Lisandro, “o principal objetivo no encontro é demonstrar a capacidade do Boi na Linha de promover boas práticas e estimular uma revolução no setor, garantindo ainda a transparência para toda a sociedade”.
Solutions for Sustainable Food Systems in Brazil
Discurso de abertura
Carlos Fávaro, Ministro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Bruna Santos, Diretora do Wilson’s Center BrazilInstitute
Antônio Jorge Camardelli, Presidente da ABIEC
Painel de Debates
Gilberto Tomazoni, CEO Global, JBS
Pelerson Penido, Presidente, Grupo Roncador
Lisandro Inakake, Coordenador Sênior do Imaflora e Boi na Linha
Daniel Azeredo, Procurador do Ministério Público Federal do Estado do Pará
Moderadora
Holly Gibbs, Professora na UW-Madisom