Seminário "Desmatamento zero na Amazônia: como e por que chegar lá" discutirá formas de eliminar rapidamente a derrubada da maior floresta do Brasil
20/05/2018
Oito organizações ambientalistas - Greenpeace Brasil, ICV, Imaflora, Imazon, IPAM, Instituto Socioambiental, WWF Brasil e TNC Brasil - apresentarão pela primeira vez em São Paulo o relatório “Desmatamento zero na Amazônia: como e por que chegar lá”. O estudo será tema de um seminário homônimo que acontecerá dia 24 de maio, no Hotel Radisson Paulista, e indica possíveis formas para frear o desmatamento da região, com benefícios ambientais, econômicos e sociais para o país, e por que esse é um caminho inadiável para o Brasil trilhar. O evento contará com falas de Ana Toni, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e sócia-fundadora da Gestão de Interesse Público (GIP); os pesquisadores Eduardo Assad, da Embarapa, e Paulo Artaxo, da USP; e Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
Os palestrantes irão discutir caminhos e ações para que o governo, as empresas e a sociedade civil atuem em conjunto para a superação do desmatamento em quatro eixos: a implementação de políticas públicas ambientais efetivas e perenes, o apoio a usos sustentáveis da floresta e melhores práticas agropecuárias, a restrição do mercado para produtos associados a novos desmatamentos e o engajamento de eleitores, consumidores e investidores nos esforços de zerar o desmatamento.Para se inscrever, clique aqui.
Sobre os palestrantes:
Ana Toni:Diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e sócia-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público). Economista e doutora em Ciência Política, Ana possui longa trajetória no trabalho e apoio a projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Ana foi presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010 e 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Atualmente é integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e dos conselhos da Agência Pública, da Gold Standard Foundation, do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e do Fundo Baobá por Igualdade Racial.
Eduardo Assad:Pesquisador, coordenador técnico nacional do Inventário Nacional de Gases de efeito Estufa, coordenador do projeto especial “Riscos na agricultura” da Embrapa, membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (IPCC), coordenador do subprojeto Clima e Agricultura do INCT Mudanças Climáticas, professor do mestrado em Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro).
Paulo Artaxo:Professor titular do Instituto de Física da USP e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Paulo Pianez:Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, é economista pela Unicamp e pós-graduado em Estatística pela mesma instituição. Atua há dez anos em sustentabilidade, em especial nos desafios de conciliar produção/operação do setor privado com conservação e diminuição dos impactos ambientais.
Serviço:“DESMATAMENTO ZERO NA AMAZÔNIA: COMO E POR QUE CHEGAR LÁ”Local: Hotel Radisson Paulista (Alameda Santos, 85 – prefira o uso de transporte público)Data: 24 de maio, 2018Horário: Entre 9h e 12h
Confira também
Além da certificação: Origens Brasil® mostra a história por trás de cada produto
06/12/2016
Diretor do FSC ressalta papel do Brasil na sustentabilidade
09/02/2012
"Falta visão de longo prazo nas políticas para o clima"
04/05/2014
Novo estudo mostra déficit de floresta nos biomas brasileiros
13/04/2014