Logo

Série “Concessão Florestal no Brasil” estreia e mostra como manejo sustentável pode reduzir desmatamento e fortalecer economias locais

15/04/2026

Produção documental em 5 episódios reúne histórias de campo, especialistas e dados sobre transparência, fiscalização e origem da madeira.

 

Está no ar a série “Concessão Florestal no Brasil: Solução para o Desmatamento. Estratégia para o Desenvolvimento”, uma produção em cinco episódios elaborada pelo Imaflora, com apoio do UK Pact, em parceria com a Systemiq e Serviço Florestal Brasileiro. 

 

A série apresenta de forma visual e humana como as concessões florestais baseadas em manejo sustentável, regras claras e transparência podem contribuir para reduzir o desmatamento, gerar renda e ampliar a segurança jurídica no uso de florestas públicas. A série estará disponível no YouTube do Imaflora, com teasers em formato Reels no Instagram. 

 

Com linguagem de documentário híbrido e ritmo de branded content, a série combina narrador, personagens reais (como trabalhadores do setor, gestores, fiscais e atores locais) e a participação de especialistas para desmistificar a ideia de que “madeira é sempre sinônimo de crime”. O foco é mostrar o que diferencia, na prática, a madeira de origem legal: planejamento do manejo, rastreabilidade, auditoria, controle e fiscalização - além do papel do mercado e do poder público na valorização de cadeias responsáveis.

 

“Existe um debate que precisa sair do campo da opinião e entrar no campo do método: concessão florestal não é ‘liberação’, é gestão com regra, monitoramento e transparência. A série mostra a floresta como um ativo de desenvolvimento com integridade - e aponta o que cada público pode fazer para apoiar a origem legal da madeira e reduzir riscos na cadeia”, afirma Leonardo Sobral, diretor de Florestas e Restauração do Imaflora.

 

A produção também dialoga com dados que ajudam a dimensionar o potencial do instrumento. Em apresentações públicas recentes, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB)destacou que as concessões federais produziram 2,4 milhões de m³ de madeira proveniente de manejo sustentável entre 2011 e 2023, com arrecadação federal de R$ 194 milhõesno período. O SFB também vem estruturando novas modalidades, como concessões voltadas à restauração: na Floresta Nacional do Bom Futuro, a previsão divulgada é de 14 mil hectares a restaurar, com potencial estimado de 5,8 milhões de tCO₂e em remoções.

 

“Concessões florestais são um instrumento de política pública que permite conciliar produção, conservação e controle, com contratos, obrigações e mecanismos de verificação. O desafio do Brasil é dar escala com integridade - e isso passa por transparência e por um mercado que valorize a origem legal. A série ajuda a traduzir esse tema para o público, com exemplos concretos”, diz Renato Rosenberg, diretor de Concessões Florestais do Serviço Florestal Brasileiro.

 

Além de informar consumidores e profissionais que influenciam escolhas de materiais - como arquitetos, designers e especificadores - a série busca mobilizar compradores corporativos e formuladores de políticas para fortalecer práticas de compras responsáveis, especificação técnica e due diligence. A narrativa avança do problema à solução, da prática ao chamado, com CTAs claros a cada episódio.

 

Assista a série na playlist a seguir:

 

https://www.youtube.com/watch?v=zuptD2HFU9A&list=PLhXCGyhdrFUCSSkh1FFCSa-Nyff3VuRtH 

Newsletter

Não perca nenhuma novidade ou oportunidade! Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail atualizações sobre nossos projetos, eventos, cursos, publicações e notícias do setor.


Contato

Sede

Escritórios

    © Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por MarkCom.