Notícias - 2ª edição dos Diálogos Boi na Linha aponta caminhos para superar desafios e promover o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso - Imaflora

COMPARTILHE

2ª edição dos Diálogos Boi na Linha aponta caminhos para superar desafios e promover o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso

26/09/2024

Autor(a): Imaflora

Evento gratuito reunirá grandes nomes do setor no dia 23 de outubro, em Cuiabá (MT)

Compartilhando experiências e caminhos possíveis para avançar na transição rumo a uma pecuária bovina legal, transparente, sustentável e mais inclusiva em Mato Grosso, o Imaflora promove, no dia 23 de outubro, a segunda edição do Diálogos Boi na Linha. O encontro gratuito será realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT).

Com a proposta de reunir diferentes atores e iniciativas para identificar os principais desafios e demandas da bovinocultura na Amazônia Legal, o evento leva o nome do Programa Boi na Linha voltado à promoção da legalidade e da responsabilidade socioambiental na pecuária.

“Os desafios se apresentam em todos os ciclos e é notório como a atividade, de forma geral, possui formas e caminhos para lidar com eles. Por isso, a segunda edição dos Diálogos Boi na Linha busca fortalecer as iniciativas que promovem a pecuária responsável e inclusiva do estado por meio de diálogos de ideias entre todos os elos desta importante cadeia de valor”, resume o gerente de Projetos do Imaflora Lisandro Inakake de Souza. 

Além de propor caminhos possíveis para enfrentar os gargalos e ressaltar a importância de atuar coletivamente, o evento dará visibilidade para iniciativas que têm sido desenvolvidas e implementadas no estado, como o Passaporte Verde, protocolo que visa garantir a rastreabilidade socioambiental e a qualidade da carne de Mato Grosso, do nascimento até o abate; o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), solução focada no desbloqueio de propriedades no estado de acordo com os critérios do desmatamento ilegal; entre outras. 

“Vamos reunir os protagonistas da pecuária do Brasil, entre representantes do governo, produtores de gado, indústrias e organizações que atuam no setor para discutir os grandes temas da pecuária mato-grossense. Todos unidos para fomentar o diálogo sobre a importância da rastreabilidade na pecuária para acessar novos mercados e agregar valor; a atuação do PREM para a reinserção de produtores do estado; além de um panorama geral da atividade no estado”, conta Lisandro.

Participantes

Entre os especialistas e autoridades confirmados para a participação no evento, estão o Procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Rafael da Silva Rocha; o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Tadeu Paulo Bellincanta; a representante da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA-MAPA), Andrea Perez; o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco Castro; o diretor Técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi; a diretora executiva do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Paula Queiroz; o 2º vice-presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), Amarildo Merotti, dentre outros. 

“Nosso objetivo com os Diálogos Boi na Linha está alinhado à própria missão do programa: apoiar o desenvolvimento da cadeia, mas buscando garantir que isso ocorra em sintonia com a legalidade, a transparência e a responsabilidade socioambiental”, conclui Lisandro.

Participantes podem se inscrever em https://forms.office.com/r/ZXbU51nRcp