Cinco propriedades rurais auditadas pelo Imaflora foram homenageadas pelo 7° Prêmio Fazenda Sustentável, realizado pela Revista Globo Rural. Dentre cerca de 50 candidatos, a cerimônia revelou as nove fazendas mais sustentáveis do Brasil, em suas atividades ambientais, sociais e econômicas. Na ocasião, além de conhecer os produtores rurais que se destacaram por adotar boas práticas, pudemos discutir sobre a sustentabilidade no campo e ter a satisfação de saber que 4 das 9 propriedades melhores classificadas, além de uma menção honrosa, são fazendas com o selo Rainforest Alliance, certificadas pelo Imaflora.
Há anos, as propriedades trilham os caminhos da sustentabilidade na produção de café ao lado do Imaflora e, mais recentemente, quatro delas também aderiram ao programa Carbon on Track, para mensurar e compensar suas emissões de carbono. Atingir níveis tão elevados de cuidado com o meio ambiente, com as pessoas e com a gestão e produtividade de seus negócios merece o reconhecimento.
Conheça as propriedades:
Categoria Pequena Propriedade:
2° lugar - Fazenda Santa Bárbara, em Monte Carmelo (MG)
"Com a certificação, nós melhoramos a nossa gestão em sustentabilidade, organização social e econômica da fazenda. Foi um grande diferencial uma ferramenta que nos auxiliou para alcançar metas e objetivos para organizar a gestão ambiental. Sou muito grata pelo reconhecimento às práticas que são muito importantes que vão nos levar a um futuro melhor para o planeta", celebra Juliana Rezende, gerente da Fazenda Santa Bárbara.
3° lugar - Fazenda São Paulo, em Patrocínio (MG)
Menção honrosa - Fazenda Três Meninas, em Monte Carmelo (MG)
"Observando a fazenda, nós nos inspiramos pelo que a terra nos dá. Isso nos alimenta e nos inspira a retribuir o que a natureza nos proporciona. Costumamos dizer que a natureza é nossa sócia. Nós damos condições para que ela nos traga retorno. Por meio das nossas melhorias ambientais e sociais, conseguimos um retorno financeiro também, além de conseguir uma maior resiliência para conseguir enfrentar as mudanças climáticas", explica Ana Paula Urtado, sócia da Fazenda Três Meninas.
Categoria Média Propriedade:
2° lugar - Fazenda Reserva Heitor, em Pato de Minas (MG)
"A certificação me ajudou na organização da fazenda e a nossa inspiração para a adoção de boas práticas veio da minha família. Na década de 70, meu avô já tinha práticas sustentáveis com o reflorestamento, com cuidado aos animais. Naquela época, ele era até tido como uma pessoa exótica. Isso foi passado pelas gerações e teve um impacto direto na nossa forma de produzir", conta Mariana Heitor, a frente da propriedade.
Categoria Grande Propriedade:
3° lugar - Fazenda Bom Jesus (Grupo Labareda), em Alta Mogiana (SP)
"Nós mudamos a gestão da fazenda e, com isso, a certificação veio, um processo um pouco diferente do habitual, em que as fazendas se organizam para se certificarem. Nós nos certificamos, porque já havíamos instaurado diversas práticas e programas. Desde então, somos auditados pelo Imaflora. Uma vez que você adota essa postura, não tem mais volta. As boas práticas viram naturalidade", se orgulha Lucas Alves de Oliveira, representante da fazenda.