No dia 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, os jornais impressos estavam repletos de propagandas de empresas que buscam, de todas as formas, associar seu nome a questões ambientais e de sustentabilidade.
Esse fato traz imediatamente duas impressões: a primeira é que as questões ambientais, e em especial a palavra “sustentabilidade”, se tornaram jargões comuns às agências depublicidade, que procuram associar atividades de diversas naturezas a uma demonstração (frouxa) de sustentabilidade empresarial. A segunda, causada pelo volume de propagandas e pelo calibre das empresas anunciantes, diz respeito àconstatação de que esse tema veio realmente para ficar. Não parece mais ser possível ao mundo dos negócios não se envolver com sustentabilidade.
Entre o desencanto com propagandas vazias e o otimismo em perceber que a temática só tende a crescer, existe o fato de que tornar uma empresa mais sustentável, reduzindo seus impactos ao planeta e à sociedade, é um desafio enorme que não conta ainda com receita de bolo ou metodologia científica.
Neste beco sem saída, resta às empresas aprenderem fazendo. Ou observar as empresas pioneiras, que se lançaram nessa jornada há quase uma década. A boa notícia é que algumas delas não só demonstraram viabilidade econômica ao adotar medidasconcretas de sustentabilidade, como também estão assumindo a liderança em alguns setores, demonstrando faturamento superior aos seus concorrentes que ainda nãoassumiram o “custo improdutivo” desse tipo de investimento.
Tampouco podemos pressupor que os consumidores brasileiros estejam alienados a essa questão, ou não tenham interesse ou inteligência para separar o joio do trigo. Na medida em que ações reais em sustentabilidade aparecem nos mercados, o consumidor certamente opta por esse produto em relação ao vizinho, que não tem nada mais a mostrar do que uma mera propaganda.
Mauricio de Almeida Voivodic – Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo Secretário Executivo do Imaflora – Instituto de Manejo e CertificaçãoFlorestal e Agrícola (http://www.imaflora.org/)
Fonte: Gazeta do Sul
Sustentabilidade nos negócios
22/08/2011
Confira também
A Aliança ISEAL e Seus Membros convidam você para o lançamento de um novo relatório
21/10/2013
AmazonBai recebe a 1ª certificação FSC® para Serviços Ecossistêmicos do Brasil
13/02/2019
Certificação renova fôlego das licitações de florestas
20/12/2012
PROCESSO DE SELEÇÃO - ESTAGIÁRIO (A) GEOPROCESSAMENTO
26/09/2016